Páginas

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Em clima de festa: Asilo Feistauer receberá visita da banda Sambaria RockSamba



 A tarde do próximo sábado (7), será animada para os moradores do Lar de Auxílio aos Idosos Feistauer, pois contará com a visita do grupo Sambaria RockSamba. A ação é uma iniciativa dos acadêmicos da disciplina de Assessoria de Imprensa do curso de Jornalismo da Faculdade Satc. O objetivo é levar música, alegria e descontração aos idosos, além de arrecadar produtos de limpeza para a instituição.


Violonista do grupo Sambaria realiza oficinas de música com idosos

Além de ser violonista da banda Sambaria RockSamba, Tiago Maciel também é técnico em música na Associação Feminina de Assistência Social (Afasc), através do Serviço de Fortalecimento de Vínculos para a pessoa Idosa (SCFV).


“Eu realizo oficina de música com aulas de violão e musicoterapia nos grupos de idosos nos bairros de Criciúma e oficinas de músicas nas Instituições de Longa Permanência Para Pessoas Idosas (ILPI's)”, contou o artista.


Maciel, que sempre morou com os avós, diz se identificar com essa faixa etária. O músico vê os idosos como pessoas repletas de carinho, companheirismo e sabedoria. “Com eles aprendi que nossa vida não é nada a mais do que a vida que escolhemos levar. Se fizermos o bem durante nossa pequena passagem por esse mundo, com certeza já estamos fazendo valer a pena”.


Os objetivos dos trabalhos realizados pela Afasc no Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI) são fortalecer os vínculos com a pessoa idosa e melhorar a qualidade de vida dos frequentadores do CCTI. Sendo assim, conforme Maciel, o serviço prestado gera reflexos na vida dos idosos, já que muitos estão em situação de vulnerabilidade social.


“Há oficinas de violão, artesanato, informática, dança e vivências. Além dos técnicos que atendem nos 76 grupos de idosos, em forma de rodízio em diferentes áreas, tais como educação física, música, teatro, arte terapia, massoterapia, artesanato, fisioterapia, pedagogia e canto coral”, explicou.


O técnico em música conta que o trabalho realizado em grupo de idosos é diferente do serviço realizado nas casas asilares. “O idoso que vive em sociedade é um idoso autônomo, ele é o protagonista da sua própria história. Já o idoso institucionalizado não tem tanto convívio social. Nosso papel é levar um pouco de animação, auto estima e alegria, através brincadeiras, muito carinho e de músicas que marcaram a época deles”. O fortalecimento de vínculos dá a oportunidade aos idosos de realizar atividades nunca exercida pela maioria deles quando jovens.


Material produzido pelos acadêmicos: Aline Medeiros, +Felipe Balthazar, Ketully Beltrame e Talis Machado, do curso de Comunicação Social/Jornalismo da Faculdade SATC.

Profª. orientadora: Marília Köenig (SC01312JP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário