Páginas

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Apenas 18% da população brasileira exerce ou já exerceu trabalho voluntário

Por +Asilo Feistauer 




Dois de cada dez brasileiros já se dedicaram espontaneamente a um trabalho sem remuneração. O dado é referente à pesquisa realizada em 2011, pelo IBOPE Inteligência, em parceria com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN). O Brasil tem a média abaixo da mundial, que é de 37%.

As mulheres costumam aderir ao voluntariado mais que os homens, o percentual é de 20% e 15%, respectivamente. A dona de casa Nair Fernandes Maia faz parte dessa estatística. Ela é voluntária do Asilo Feistauer há 12 anos. “Eu venho conversar, dar atenção e carinho para os idosos. Não precisa de muito esforço para fazer os outros felizes”, afirma.

Lenir Borges de Madeiros, juntamente com Nair, dedica duas horas do seu tempo para visitar os idosos. As voluntárias vão ao Asilo Feistauer a cada 15 dias e levam lanche e desenhos para colorir, além de, claro, levar alegria. “Ser voluntário exige responsabilidade e engajamento. Não adianta começar e depois abandonar, isso deixa eles tristes, eles percebem. Quando chega o dia de fazer a visita, eles ficam nos esperando”, conta.

O que mais alegra o idoso Santino Ferrari são os amigos que fez no asilo, incluindo os voluntários. “Gosto muito do asilo e vim pra cá por vontade própria, me sentia muito sozinho“, disse. Santino e os outros 26 moradores do lar de auxílio aos idosos Feistauer, localizado no bairro Jardim Angélica, em Criciúma, estão de braços abertos para receber voluntários e visitantes.



Produzido pelos acadêmicos de Jornalismo da Faculdade SATC: Aline MedeirosFelipe Balthazar de Albuquerque, Ketully Beltrame e Talis Machado.
Telefone Lar de Auxílio aos Idosos Feistauer: (48) 3438-3257
Telefone Ketully Beltrame: (48) 9115-1698
Profª orientadora: MsC Marília Köenig (SC-01312 JP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário